"Assim como o amor e a música, o xadrez tem o poder de tornar os homens felizes." (Tarrash)

sexta-feira, 29 de setembro de 2006

O problema é o banheiro!!



Hoje pela manhã acessei o site do Clube de Xadrez (www.clubedexadrez.com.br) e vi na página principal a notícia de que Topalov talvez abandone a disputa do título mundial contra Kramnik. Até aí tudo bem, afinal de contas, é inegável a personalidade um tanto quanto difícil desse búlgaro, também dotado de um ego exemplar. Opiniões a parte, fui checar o porquê desse rebuliço todo, e sinceramente não acreditei no que li em um primeiro momento. A patota toda é por causa do banheiro!!!
Resumindo a história: Topalov acusa Kramnik de ir muitas vezes ao banheiro e a sala de descanso, argumentando ainda com estatísticas (!) uma relação de idas por banheiro a cada lance, uma coisa absurda. Aí vem aquela teoria da conspiração: não há câmeras que registre as atividades do jogador no banheiro, o que coloca dúvidas - e muita imaginação! - sobre o que afinal de contas faz tanto o rapaz ! Exige-se muitas coisas. O "acusado", por sua vez, diz que toma muita água e por isso vai muito ao banheiro, alémd e gostar do ambiente para "passear". Topalov não aceita porque afinal de contas o rapaz está pensando seus lances no banheiro - que ousadia! *detalhe que Kramnik lidera com 3 a 1!* O outro, chutando o balde, diz que Topalov tem até um parapsicólogo (!!!) em sua equipe - que segundo ele pode usar de seus "poderes" para atrapalhá-lo- e ninguém diz nada, e ele que só vai muito ao banheiro leva a bronca??
Fim da história: ambos querem ir embora, bem criança dona da bola que diz "se não for assim, eu não quero!"
Minha pergunta: e o xadrez, onde fica nisso tudo?!
(Foto: Loira no Banheiro, mito brasileiro, jangadabrasil.com.br/revista/galeria/ca79006f.asp )

6 comentários:

taís_julião disse...

???

Jaquison disse...

Pois é Tais, muito dinheiro em jogo, um título mundial, prestigio, rivalidade e muito ego inflamado, misture isto e o resultado podemos acompanhar.
Alias, não te lembra alguns confrontos famosos, como Fischer X Spassky, Karpov X Kortchnoi.....
Forte abraço
Jaquison
Santa Maria - RS

Flavio Patricio Doro disse...

Olá Taís, somente agora fiquei sabendo da existência de seu blog. Espero que a iniciativa tenha continuidade. Gostei muito do que você escreveu. Certamente teria comentado seus posts anteriores, se os tivesse visto a seu devido tempo.
Com relação a este malfadado match, minha opinião: não há santos na parada. Não creio que Topalov & cia. tivessem saído com essa história de banheiro se, semanas antes, a imprensa russa não tivesse publicado opiniões de enxadristas graduados sustentando que o búlgaro havia usado software em San Luis, no ano passado.

Flavio Doro, do Grupo de Discussão do Clube de Xadrez

taís_julião disse...

Para jaquison: gostei do que disse, não tinha pensado por este ponto de vista, porque me parece que o objetivo é "marcar" o evento, entrar para a história, assim como os confrontos que você citou. Boa observação!
Obrigada pelo comentário!

beltraoxadrez disse...

Gostei do blog.

PC disse...

Taís,

Não se esqueça de que toda competição de peso tem seus bastidores, e os mais estranhos possíveis! Com o xadrez não é diferente. A questão é que jamais acostumaremos com isso quando o interesse pelo xadrez for sempre sincero sobre todas as circunstâncias.

Abração,
PC